domingo, 26 de fevereiro de 2012

Nota de repúdio à fala do presidente do CFM

CRP Publica uma nota de Repúdio à fala desrespeitosa do presidente do CFM, Roberto Luiz d´Avila.

Por: Almir Melo
A fala totalmente desrespeitosa do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) com relação ao profissional da Psicologia causou indignação ao Conselho Federal de Psicologia (CFP), que publicou uma nota de Repúdio à ação do presidente do CFM. Ele teria dito em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, no dia 8 de Fevereiro, que com relação ao pleito dos Psicólogos poderem diagnosticar a depressão, eles teriam que estuda psiquiatria afirmando "Como tratarão neuroses, esquizofrenia? Só com papo e conversa? De jeito nenhum. Essas doenças são causadas por deficiências bioquímicas, e os pacientes precisam de medicamentos". 
Essa afirmação não somente desmereçe a Ciência da Psicologia, mas também reafirma o quão despreparados os médicos estão quando se trata dos assuntos psicológicos, demonstrando total desconhecimento dos avanços feitos nessa área, inclusive que as doenças mentais não podem ser classificadas apenas como "deficiências bioquímicas". E você, o que pensa sobre isso?
Segue na íntegra o texto do Conselho Federal de Psicologia:

"O Conselho Federal de Psicologia vem a público lamentar as palavras do Presidente do Conselho Federal de Medicina, publicadas na matéria do jornal Estado de São Paulo, no dia 8 de fevereiro, após aprovação do PL do Ato Médico, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, pois estas não refletem o real papel da Psicologia, como ciência e profissão, e acreditamos que tampouco represente a visão da categoria dos médicos.

Quando diz que para diagnosticar a depressão  os psicólogos precisariam estudar psiquiatria em sua fala “Como tratarão neuroses, esquizofrenia? Só com papo e conversa? De jeito nenhum. Essas doenças são causadas por deficiências bioquímicas, e os pacientes precisam de medicamentos.”,  o presidente do CFM demonstra total falta de respeito com uma categoria que estuda a saúde mental,  em seus pormenores, durante os cinco anos do curso de graduação em Psicologia.  Ao dizer que os psicólogos não são capazes de diagnosticar, o Presidente demonstra total desconhecimento de nossa profissão e desrespeita uma categoria que estuda o diagnóstico mental, inclusive, por mais tempo que os médicos. Isto sem contar com a residência e pós-graduação em Psicologia, que permitem que os psicólogos aprofundem ainda mais os conhecimentos sobre o tema e  técnicas e conhecimento relativos ao diagnóstico.

Da forma como descreve a  atuação dos psicólogos, o presidente banaliza uma técnica utilizada há mais de cem anos, a Psicoterapia, e nega o princípio da integralidade do Sistema Único de Saúde, que visa a garantia do fornecimento de um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos, curativos e coletivos, exigidos em cada caso para todos os níveis de complexidade de assistência, englobando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde! Ou seja, em nome do corporativismo médico, o presidente do CFM, equivocadamente, sugere que se ignore a visão do homem em todas as suas dimensões, psicológicas e sociais,, conforme  a definição  de saúde da Organização Mundial de Saúde como situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.

O presidente do CFM, com suas palavras, demonstra pensar ser o medicamento o carro-chefe do tratamento, limitado à prescrição  e reduzindo o homem a uma forma puramente biológica.

Importante lembrar que o Direito à saúde faz parte dos direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas, reconhecido na Constituição Federal de 1988, de modo não limitado, e sim multiprofissional e integral.

A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação.

A Psicologia repudia essa fala pois tem certeza que não só os psicólogos, mas os próprios médicos não concordam com uma posição retrógrada e limitada como esta". Fonte: CFP



Nenhum comentário:

Postar um comentário