quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Conferência Nacional de Saúde diz não às comunidades terapêuticas

Conferência Nacional de Saúde diz não às comunidades terapêuticas


             Texto Extraído do Site do CRP-MG
 A 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), com o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) foi realizada do dia 30 de novembro ao dia 04 de dezembro de 2011 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O objetivo foi a aprovação da Emenda Constitucional 29, que assegura recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde e se opõe à privatização do SUS.
Dentre as deliberações da CNS, a inclusão das comunidades terapêuticas no SUS e a internação compulsória de pessoas que usam drogas foram rejeitadas. Representantes do CFP e, também, entidades da sociedade civil negaram o repasse de dinheiro público para as comunidades terapêuticas, o que foi considerado uma vitória cujos responsáveis são os psicólogos, psicólogas, gestores e várias entidades comprometidas com a reforma psiquiátrica que lutam por uma sociedade sem manicômios.
Durante o manifesto, foi lançada a campanha “30 horas é o limite” para os profissionais da saúde. O Conselho Federal de Psicologia montou um estande apresentando e distribuindo suas publicações, além de contar com as intervenções teatrais do grupo Esquadrão da Vida, que através de arte circense e da música, passava uma mensagem contra a internação compulsória em todos os setores da conferência. A tenda Paulo Freire foi um espaço democrático para discussões em torno das questões relacionadas à gestão do SUS, a cidadania, inclusão social, direitos humanos e educação. A conferência dedicou uma tenda para exposição de artesanatos de diferentes regiões e livros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário